Musica Gospel

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Blog Gospel Cantor: Entrevista com a Cantora Mariana Ava!!

Primeiramente estou feliz por começar este projeto de entrevistar cantores evangélicos com o grande objetivo de mostrar a relação entre a música e Deus.
Nossa Primeira Entrevista será com Mariana Ava que nasceu em São Paulo Capital e ganhou o Troféu Promessas 2013 na Categoria "Pra Curtir",espero que sua vida e carreira seja abençoada, sempre mostrando a palavra de Deus!


Blog Gospel Cantor: Diga para nossos leitores como foi sua trajetória de vida até aqui: infância, juventude, conversão etc. Enfim, sua vida cristã.
Mariana Ava: Primeiramente, é um prazer conceder esta entrevista a vocês e aos leitores. Vamos lá. Nasci no dia 24 de janeiro, na capital paulista. Mas, com menos de um ano, fui morar com os meus pais, em Goiânia (GO). Posso dizer que tive uma infância maravilhosa. Fui aquela típica menina que brincava com os amiguinhos do prédio onde morava. Passava os finais de semana na fazenda da família no interior de Goiás. Já no convívio com a igreja, há as boas lembranças das madrugadas de vigílias e orações que os meus pais sempre participavam. E lá estava eu, pequenininha, acompanhando tudo, deitada em um colchãozinho que minha mãe levava. Outra lembrança interessante da infância foi quando eu cantei pela primeira vez na igreja. A música escolhida foi “Telefone do Céu” (Corinhos Evangélicos), cuja pequena letra diz assim: “O telefone do céu é oração / O telefone do céu é joelho no chão / Disque uma vez disque duas ou três E se não atender E se não atender Disque outra vez.” Eu tinha apenas seis anos quando esse fato aconteceu! O teatro era a brincadeira preferida quando criança. E quem me ajudava nas lúdicas encenações era minha amiga de infância, Sarah, que até hoje apoia e abençoa de maneira singular o meu ministério. Foram tempos preciosos, graças a Deus!

Blog Gospel Cantor: Diga-nos como foi o começo do seu ministério?
Mariana Ava: Com 13 anos de idade. Após escrever algumas canções, lançamos o meu primeiro CD solo intitulado “Mundo Azul”. Venho de uma família de músicos, que fazem a música por hobbie e profissão. Desde pequena sempre admirei a arte de compor, escrever letras e melodias. Sempre sonhei em fazer minha música audível para o público. A ideia da gravação começou após minhas primeiras poesias na escola, que se transformaram em canções. Música gospel é cantar o que Deus já escreveu para nós. É poder expressar e propagar o meu estilo de vida, meu temor e gratidão ao Criador de todas as coisas em forma de notas musicais. O estilo gospel, com variedade de ritmos, é a consequência de tudo que vivia e vivo até hoje. Assim, vejo a melodia com a palavra de vida entrar e inundar alegria aos corações de uma forma ímpar. Como compositora, escrevo as canções como se fosse uma biografia, e observando situações de pessoas que passam por minha vida. Assim, canto o que escrevo e o que vivo. A música em si, é o registro da vida. Quando nos deixamos embalar por algum som, ele nos leva a navegar por nossos pensamentos, nos remetendo a momentos do passado, felizes ou não. A música tem esse poder, através desse estilo musical escolhido, não o nomeio somente de “gospel”, mas sim de nova música cristã, pela diversidade de letras e ritmos, antes não explorados, de fazer as pessoas sentirem alegria e plenitude interior, promovendo o bem e o amor. É fazer música com um propósito maior.

Blog Gospel Cantor: Como acontece o seu processo de composição (músicas) para um novo CD?
Mariana Ava: As canções nascem após momentos vividos no dia a dia, como uma conversa, leituras, às vezes até sonho com a música. Não me lembro de me sentar ao piano para escrever uma melodia, mas para escrever uma letra, sim. Muitas vezes Deus me dá a composição e a melodia já está em mente, ou parte da letra que depois se desenvolve. A inspiração é algo divino. É um dom, uma dádiva de Deus. Recordo-me de sempre andar com um gravador no bolso e quando não estava com ele, fazia uma ligação para minha casa, gravava a melodia ou a letra na secretária eletrônica, para não esquecê-la. Já na era dos smartphones um dos meus aplicativos favoritos é o “voice memo”.

Blog Gospel Cantor: A Canção “Vinho Novo” marcou muito a sua carreira e, obviamente, a de muitos admiradores. Como essa canção se originou?
Mariana Ava: “Vinho Novo” é a primeira faixa do meu disco mais recente, intitulado “Mariana Ava”, lançado em outubro de 2012. Compus o refrão há alguns anos, quando ouvi um amigo me dizer que não existem limitações quando se está na presença de Deus. Ouvi essa frase em pleno restaurante, em uma conversa informal com amigos logo antes de me mudar para a América, onde incertezas, medos e ansiedades tentavam alojar em meu coração. Fiquei um pouco assustada com a simplicidade da frase e com o impacto que ela me causou. Algo simples e ao mesmo tempo complexo, mas que me marcou. Daí veio a frase: ‘Quando o meu espírito se encontra com o Pai, não há mais limites em mim.’ Apenas precisamos da graça de Deus.


Blog Gospel Cantor: Fale sobre este projeto “Mariana Ava 2012” que ganhou o Troféu Promessas.
Mariana Ava: Esse álbum registra e retrata as fases da minha vida, por isso a escolha desse título para o CD. A intenção foi fazer com que o público se identificasse de alguma forma com as letras e que por meio da unção se aproximem mais de Deus. O CD tem 10 faixas musicais – cinco em português e cinco em inglês –, o disco foi gravado entre Brasil e Estados Unidos, mixado e masterizado por Chris Athens, do Sterling Sound Studios, em Nova Iorque. Nove canções são de minha autoria. Já a faixa “All Four Seasons” (“Todas as quatro estações”) é uma versão da música “Quatro Estações” cedida pelo amigo, cantor e pastor Kleber Lucas. Eu e meu esposo fizemos a versão para o inglês. Posso dizer que esse disco foi um divisor de águas no meu ministério. A principal marca desse trabalho, profissionalmente falando, é a diversidade de ritmos. Eu canto desde a música congregacional, passando pelo pop/rock, jazz até a MPB. Por exemplo, a música “Sonhar, Sonhar”, vencedora da categoria “Pra Curtir” do Troféu Promessas 2013, é no estilo bossa nova. Agora, da escolha do repertório à gravação desse disco, foram anos trabalhando em composições congregacionais, emocionais e rotineiras. Esse CD foi a minha maneira de atingir o público alvo com palavras e expressões que eles entendem. O processo de gravação durou um ano, mas valeu a pena toda espera. Tenho colhido os frutos advindos desse trabalho: vidas impactadas pela mensagem de Cristo em cada letra.

Blog Gospel Cantor: Mariana, vemos também que nem sempre Jesus é o foco para alguns ministérios. Diga sobre a importância de Jesus na sua vida.
Mariana Ava: Eu tenho a consciência de que dependo totalmente de Deus. Não existe “Ministério Mariana Ava” sem Jesus. Ele tem que estar no centro de tudo. Ele é a razão de tudo em minha vida!

Blog Gospel Cantor: Atualmente, grande parte dos cantores e bandas estão sempre em contato com os admiradores quer seja pelo Facebook, Twitter etc. O que acha dessa interação?
Mariana Ava: Excelente! Sempre procuro manter minhas Redes Sociais atualizadas. Cuido delas com a ajuda de minha assessoria, mas faço questão de estar diariamente presente. A diversidade de idade, raça, nacionalidade é tremenda! São meus queridos, que pedem oração, admiram meu trabalho, me ajudam com divulgação, voluntariamente, que pedem um conselho, uma palavra amiga e, assim, passam a fazer parte do nosso dia a dia virtual.



Blog Gospel Cantor: O que você gosta de ouvir nas horas vagas e que dicas de CDs você poderia dar para os leitores do Blog Música Gospel?
Mariana Ava: Como gosto de cantar vários estilos, também sou eclética na hora de ouvir ou conhecer novos álbuns. Vivi grande parte de minha infância nos Estados Unidos, portanto, ouvi muito Michael W. Smith, Steven Curtis Chapman, Rachel Lampa, Amy Grant, Newsboys e o pop gospel norte-americano da época. Fui crescendo, amadurecendo, ouvindo muita música, novos estilos e ritmos, como folk, clássico, rock dos anos 80 e 90, o gospel de raiz, e a nossa Bossa Nova, além do congregacional enquanto residi no Brasil. Eu indicaria os CDs da banda Cloverton, Casting Crowns, Rend Collective Experiment e Jesus Culture.




Acesse! Curta! Compartilhe!
Site: www.marianaava.com
Facebook: www.facebook.com/MarianaAvaMusic
Twitter: www.twitter.com/MarianaAva
Youtube: www.youtube/MarianaAva
Vevo: www.youtube.com/user/MarianaAvaVEVO
Instagram: www.instagram.com/marianaava

Contato: info@marianaava.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário