Musica Gospel

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Análise do CD Tu Reinas do Diante do Trono.

O Ministério de Louvor Diante do Trono que há 17 anos grava CDS ao vivo todos os anos ininterruptamente enfim lançou o seu projeto da série "Brasil Ao Vivo" número 16. Podemos dizer que esse era o álbum gospel mais esperado, afinal pela primeira vez na história do grupo eles demoraram mais de um ano para lançar, problemas com a Som Livre atrasaram o lançamento, o que deixou muitos fãs e admiradores sem esperanças, afinal nos últimos anos vários projetos do DT ficaram sem lançar como Play-Back Renovo, Bíblia 15 anos DT, CD Solo de Ana Paula Valadão, de longe o 16º álbum parecia ficar pra trás, gravaram o 17º DVD e o Tu Reinas não lançava. Enfim lançado quero compartilhar com vocês minha análise não apenas do CD mas comparando à gravação pois estive presente em Juazeiro do Norte.


Na primeira faixa do CD (VESTES DE LOUVOR/ISAÍAS 40) posso revelar que fiquei arrepiado, não foi diferente da sensação que tive ao escutar pela primeira vez os outros álbuns do Ministério, porém algo está mais emocionante, todas vezes que escuto volto a me arrepiar, é um misto de emoções pois a música fala sobre rio, águas, e tem uma junção com Isaías 40 um texto tão profético e aquilo foi declarado no Sertão Nordestino, algo ousado e feito pela primeira vez por uma banda gospel. O Coral de 2 mil pessoas parecia ser muito maior, o vocal que dessa vez foi muito menor que das demais gravações, nem parecia ser pequeno, Israel Salazar deu de conta do recado com a parte masculina e Letícia, Amanda, Marine dividiram bem as vozes femininas.

Faixa 2 (REI DOS REIS/CORDEIRO E LEÃO) Pra quem achava que seria difícil uma regravação sair melhor que Vitória na Cruz/Mais que Vencedor do CD Renovo, essa faixa prova que tudo é possível, os arranjos e os agudos de Valadão combinaram de uma forma única, a autoridade com que essa música foi cantada, particularmente, me impactou muito pois lembro que no dia carros passavam nas ruas de Juazeiro anunciando que a gravação tinha sido cancelada, pessoas tentaram invadir o local para jogar tomate e ovo no palco, quem viveu essa realidade sabe que existe perseguição aos evangélicos ainda hoje, mas como a música dizia: "Até destruir as obras do diabo e desfazer toda opressão...", Juazeiro do Norte pode viver o início de uma transformação.

Faixa 3 (Rasga os Céus) Impactante, profética e arrepiante, Deus literalmente rasgou os céus, quem comprar o DVD verá o que Deus fez, pra quem não sabe o DVD não se limitará apenas a Juazeiro do Norte, ele percorre todo o Sertão com ministrações em pequenos povoados, e nessa música o céu se abriu e choveu em um lugar que enfrentava a maior seca dos últimos 50 anos. Precisa falar mais algo?!

Faixa 4 e 5 (TU REINAS/ESPONTÂNEO) Acredito que desde o CD 8 o DT não tinha a canção tema como a melhor do CD, dessa vez apostou em cheio (Só não mais que o próximo, afinal Tetelestai que é a música tema do próximo álbum é sem dúvidas a melhor música de Ana Paula Valadão, porém isso é assunto para 2015), a musicalidade, a batida do violão, a leveza e as belas palavras que a música traz sem apelação mas trazendo mensagem do Reino, já o espontâneo foi curto e serviu apenas como ligação a próxima faixa, algo que me surpreendeu muito assim como nas outras faixas foi a participação em massa do coral.

Faixa 6 (SANTO/Partic. Juliano Son) Eu não acreditava que poderia sair melhor que no CD do Livres, porém saiu, incrivelmente lindo, admiro muito essa cultura de versionar pois somos um só povo e é maravilhoso ver uma música sendo cantada em diverso países. No DVD a música também aparecerá gravada em um sertãozinho.

Faixa 7 (EXALTADO) Ganhando uma nova roupagem e se transformando em quase um dueto com Marine Almeida, a música se tornou a preferida de muitas pessoas, e com certeza está na lista de músicas que ficou melhor na regravação, muito boa de escutar, a batida da bateria ficou incrível, me lembrou muito o estilo Hillsong.

Faixa 8 (CORAÇÃO IGUAL AO TEU) Sinceridade! Essa música se resume a postura de milhares de pessoas que ali estavam e puderam conhecer a realidade do Sertão nordestino, em uma nova roupagem e até meio nordestina, a música se tornou single do álbum, foi a primeira a ser liberada, um dueto com Israel Salazar que surpreendeu a muitos.

Faixa 9 ( AO CHEIRO DAS ÁGUAS) Mais uma faixa profética e que em seu novo estilo também meio nordestino, impactou muita gente, o único ponto fraco que destaco aqui é que não foi para o álbum o espontâneo completo, talvez por seu tamanho muito extenso, porém fica meu grande elogio para a participação de Letícia Brandão em peso nessa música, foi essencial para ter ficado tão linda.

Faixa 10 (MANANCIAL) Ficava a dúvida no coração dos admiradores, como ficará essa música sem André Valadão? Então, Ana Paula deu conta do recado, o novo estilo também ficou meio nordestino, os agudos ficaram perfeitos, semelhantes ao da gravação original em 1998 em Lagoinha, as vezes fico pensando que a Pra. Ana tem essa música como sua preferida, ela se liga muito com seu testemunho que inclusive foi testemunhado em Juazeiro. Meus parabéns ficam para a Ana, o instrumental incrível que foi crescendo ao longo da música e claro para Amanda Cariús que também deixou a música parecer um dueto e sem ela não seria a mesma coisa.

Faixa 11 (ÁGUA PURIFICADORAS) Para quem ficou triste em 2011 por não ter ido para o CD a versão de Águas Purificadoras no Acordeon aí está num estilo ainda mais nordestino, no DVD assistiremos ela gravada às margens do Rio São Francisco. Destaque mais uma vez para os agudos muito bonitos e bem finalizados.

Faixa 12 (SÓ O SENHOR É DEUS) "Forrozin bão sô", a mineirada mais uma vez apostou no forró, mas dessa vez foram afundo com uma banda de forró gospel local, o Diante do Trono provou que vai com tudo e abraça mesmo um projeto. Essa será a abertura no DVD de Juazeiro do Norte, e vale a pena conferir a Ana, o DT e o coral todo dançando forró pra Jesus, oxente.

Faixa 13 (BRASIL) Quem disse que André e Mariana saíram do DT?! Mais uma vez participaram da gravação, dessa vez os três irmãos juntinhos, a musicalidade ficou muito boa, as vozes bem dividas, porém o que mais me chamou atenção foi o espontâneo e clamor pela nação que estarão presentes no DVD.

Faixa 14 (DEUS DO RECOMEÇO) Israel Salazar fechou o tempo literalmente, encerrou junto com Ana Paula Valadão, e pela primeira vez um vocal encerra o DVD, Israel que claramente representa a nova geração DT a cada novo trabalho surpreende, e que continue assim!

Analise Geral do Álbum
Um projeto ousado, vi um ministério percorrer o sertão e ter a gravação apenas como pretexto, o foco real estava sendo evangelizar vidas. Estrutura simples, recursos mínimos, nem parecia as megas gravações como Príncipe da Paz, Creio, Esperança, enfim, e o Diante do Trono mostrou que é o maior ministério de louvor não por números ou recursos mas sim por sua ousadia. Meus parabéns a Ana Paula Valadão que surpreende com sua humildade, outrora cantou para mais de 2 milhões em São Paulo, dessa vez escolheu gravar seu DVD em lugares onde não conheciam suas músicas, abraçou o pobre, o faminto, chorou junto e mostrou que sim, ainda hoje temos pessoas e ministros com o coração voltado para o evangelho. O CD está incrível, musicalidade ótima, mas o seu ponto forte é seu foco e sua ousadia.

Um comentário:

  1. Lindo lindo lindo demais perfeito não tenho o que dizer ou reclamar ficou maravilhoso toa vez que assisto ou ouço e como se fosse a primeira vez lindo demais meu deus ♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️

    ResponderExcluir